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Eduardo Solon

Manuel Eduardo Pierre Solon (1923, Sobral, Ceará - 1999, Fortaleza, Ceará), conhecido como Eduardo Solon, foi um cinéfilo cearense e colecionador de fotogramas de cinema. Sua coleção é composta por mais de 30 mil fragmentos de filmes dos anos 1920 a 1960, formada com o auxílio de projetistas de sua região.

Seus álbuns são espaços de anotação dos filmes que passaram pelo Cariri e por Fortaleza, organizados por título, data e atores de cada produção. Solon coletou fotogramas tanto de clássicos hollywoodianos, como Casablanca (1942), de Michael Curtiz, quanto de filmes nacionais, como O cangaceiro (1953), de Lima Barreto. Nos cortes selecionados, optou por cenas com os rosto dos atores em evidência, além dos títulos e créditos dos filmes. Essa preferência dá à coleção um caráter indicial dos artistas e equipe integrantes de cada produção.

O acervo de Eduardo Solon foi herdado pelo filho, Solon Ribeiro, nos anos 1990. Os álbuns foram adquiridos pelo IMS em 2018. A coleção é composta por cerca de 6 mil fotogramas, divididos em seis volumes organizados pelo fotógrafo.


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 Álbum 3, página 7, Fotogramas de Carta de uma desconhecida (1948), de Max Ophüls, Sua única saída (1947), de Raoul Walsh, e Cidade sem compaixão (1961), de Gottfried Reinhardt. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 3, página 7

Eduardo Solon

Álbum 3, página 7, Fotogramas de Carta de uma desconhecida (1948), de Max Ophüls, Sua única saída (1947), de Raoul Walsh,

e Cidade sem compaixão (1961), de Gottfried Reinhardt. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS

Álbum 2, página 52, Fotogramas de Anjo escarlate (1952), de Sidney Salkow, O valente de Nebraska (1953), de Fred F. Sears, A vida íntima de Adão e Eva (1960), de Mickey Rooney e Albert Zugsmith, As mil e umas noites (1942), de John Rawlins, e Palavras ao vento (1956), de Douglas Sirk. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 2, página 52

Eduardo Solon

Álbum 2, página 52, Fotogramas de Anjo escarlate (1952), de Sidney Salkow, O valente de Nebraska (1953), de Fred F. Sears,

A vida íntima de Adão e Eva (1960), de Mickey Rooney e Albert Zugsmith, As mil e umas noites (1942), de John Rawlins, e Palavras ao vento (1956), de Douglas Sirk. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS

Álbum 2, página 62, Fotogramas de A mais bela mulher do mundo (1955), de Robert Z. Leonard, O vale dos reis (1954), de Robert Pirosh, O homem que vendeu a alma (1955), de Claude Autant-Lara, Minha vontade é a lei (1959), de Edward Dmytryk, e Os covardes não vivem (1952), de Stuart Gilmore. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 2, página 62

Eduardo Solon

Álbum 2, página 62, Fotogramas de A mais bela mulher do mundo (1955), de Robert Z. Leonard, O vale dos reis (1954), de Robert Pirosh,

O homem que vendeu a alma (1955), de Claude Autant-Lara, Minha vontade é a lei (1959), de Edward Dmytryk, e Os covardes não vivem (1952), de Stuart Gilmore. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS

Álbum 1, página 17, Fotogramas de O mágico de Oz (1939), vários diretores, Os brutos também amam (1953), de George Stevens, e Jesse James contra os Daltons (1954), de William Castle. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 1, página 17

Eduardo Solon

Álbum 1, página 17, Fotogramas de O mágico de Oz (1939), vários diretores, Os brutos também amam (1953), de George Stevens,

e Jesse James contra os Daltons (1954), de William Castle. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS

Álbum 1, página 25, Fotogramas de Tudo o que tenho é teu (1952), de Robert Z. Leonard, O cantor de jazz (1952), de Michael Curtiz, e Ticonderoga: o forte da vingança (1953), de William Castle. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 1, página 25

Eduardo Solon

Álbum 1, página 25, Fotogramas de Tudo o que tenho é teu (1952), de Robert Z. Leonard, O cantor de jazz (1952), de Michael Curtiz

e Ticonderoga: o forte da vingança (1953), de William Castle. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS

Álbum 4, página 17, Fotogramas de Casablanca (1942), de Michael Curtiz, A infame (1954), de Miguel Zacarías, O homem das calamidades (1950), de Jack Donohue, e Beau geste (1939), de William A. Wellman. Obra de Eduardo Solon. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Álbum 4, página 17

Eduardo Solon

Álbum 4, página 17, Fotogramas de Casablanca (1942), de Michael Curtiz, A infame (1954), de Miguel Zacarías, O homem das calamidades (1950),

de Jack Donohue, e Beau geste (1939), de William A. Wellman. Coleção de Arte Contemporânea/ Acervo IMS


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