Por ocasião da mostra Arquipélagos Imaginários, do fotógrafo paraense Luiz Braga, o Instituto Letras que Flutuam promove oficina para abrir letras no IMS Paulista.
A oficina é um convite à prática da pintura de letras amazônicas, geralmente produzidas para identificar embarcações ou edifícios. O ofício deste tipo de profissional é popularmente reconhecido como abridor de letra.
Alessandro Bala, é abridor de letras e conduz uma imersão no universo das letras pintadas à mão, com foco na criação de letras autorais inspiradas nas formas, cores e traços característicos da região.
Esta oficina ocorre em parceria com o Instituto Letras que Flutuam, que atua na valorização e divulgação deste ofício, além do compromisso com a educação das artes gráficas e popularização do estilo amazônico no Brasil.
A oficina propõe uma introdução ao método amazônico para abrir letras e é voltado para estudantes de escolas públicas que desejam entrar em contato com o ofício tipográfico amazônico.
Começou a trabalhar aos 14 anos de idade, ajudando seu pai, Odir Abreu. Seus primeiros passos na pintura foram semelhantes a muitos jovens que começam região, seu pai desenhava as letras e Alessandro fazia os preenchimentos. Hoje, aos 40 anos, é um profissional na área da pintura, tanto em fazer letras como em pintura predial. Sempre trabalhou por conta própria. Recentemente iniciou uma pequena loja de tintas e ampliou o escopo de atuação. Alessandro é conhecido na profissão por Alessandro Bala, dada a rapidez que completa os pedidos.
O Instituto atua na pesquisa, divulgação e fortalecimento do saber de mestres no saber da pintura em barcos amazônicos. Historicamente estes mestres se apropriaram da estética das letras decoradas do século XIX, de serifas toscanas e desenvolveram, ao longo dos anos, uma gramática formal única, que pode ser encontrada ao longo das bacias dos rios Amazonas e Tocantins atualmente denominadas letras decorativas amazônicas.
Quando
14/6/2025, sábado, das 15h às 18h
Onde
IMS Paulista
Ateliê 1 - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados (20 vagas). Duração: 180 minutos.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.