informações ims paulista
1 - Orientação sobre a lista de reprodução de audiodescrição e informações gerais sobre o IMS Paulista.
Olá, você está no IMS Paulista. Desejamos as boas-vindas! Aqui você pode ouvir as informações para sua visita. Avance as faixas de acordo com a informação que busca, na seguinte ordem: Faixa 2 (a faixa a seguir) - Informações gerais sobre o IMS, Faixa 3 - Circulação pelo prédio IMS Paulista, Faixa 4 - Sobre IMS Paulista: história e arquitetura. A partir da quinta faixa, cada uma traz a informação do que há em cada andar, além da audiodescrição de cada espaço.
O Instituto Moreira Salles Paulista é um Centro Cultural com atividades diversas, que você pode participar!
Aproveite para conhecer nossas exposições e biblioteca, que têm entrada gratuita, além de nosso cinema, café, restaurante e livraria.
Nosso horário de visitação é de terça a domingo das 10h às 20h, inclusive nos feriados. A entrada é permitida até 19h30.
Acesse o balcão de atendimento pelas escadas rolantes. Fica no quinto andar. Lá também fica nosso serviço gratuito de guarda-volumes, para proporcionar uma visita segura e agradável. Nas exposições e na biblioteca, não é permitido entrar com mochilas, bolsas grandes, guarda-chuvas, bebidas ou alimentos.
O ambiente é monitorado por câmeras de segurança. Ao entrar, você autoriza o uso das imagens registradas durante sua visita.
Não nos responsabilizamos por objetos deixados no IMS. Itens perdidos serão encaminhados ao setor de Achados e Perdidos, que também fica no quinto andar.
Em caso de dúvida, procure a nossa equipe!
Todas as pessoas são bem-vindas no IMS.
Diversidade e inclusão são nossos valores e compromissos centrais. Trabalhamos para criar um espaço onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas, sem discriminação.
Repudiamos quaisquer comportamentos e manifestações de preconceito e contamos com você para construir um ambiente seguro, colaborativo e respeitoso para todas as pessoas. Se você testemunhar ou vivenciar qualquer forma de desrespeito a esses princípios, por favor, relate imediatamente à nossa equipe.
Acesse o Código de conduta do IMS.
O prédio do IMS Paulista tem nove andares. O andar térreo é um vão livre, uma continuidade da calçada da avenida Paulista.
Atenção! A circulação pelo IMS Paulista é diferente. Para acessar os andares, você deve usar o elevador preferencial ou a escada rolante até o quinto andar. De lá, você pega o outro elevador, ou as escadas comuns para ir até o andar que quer visitar.
Para sair do IMS, também é pelo quinto andar! Siga pelo elevador, ou pelas escadas, até o quinto andar e de lá você pega o elevador preferencial ou a escada rolante, diretamente para o térreo.
Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista substituiu o IMS Higienópolis (1996-2016) e hoje abriga a programação do instituto na cidade. Em 2017, o novo prédio, projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo.
São nove andares, no prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.
Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, Cinema, a loja-livraria IMS por Travessa, o café e o restaurante Balaio. Nas faixas seguintes você pode escutar o que tem em cada andar, além da audiodescrição de cada espaço.
O IMS é um prédio retangular de nove andares com fachada de vidro, sendo o vidro do quinto andar translúcido e os demais opacos. Através dos vidros veem-se as escadas em formato de zigue-zague à esquerda, e as vigas horizontais, verticais e diagonais de metal cinza em toda a estrutura.
À noite, as luzes internas do prédio reluzem e revelam um painel retangular vermelho feito de mdf perfurado do quinto ao nono andar, além das silhuetas de visitantes e de quem trabalha no edifício.
No espaço do vão livre do térreo, há bancos para sentar, o restaurante Balaio e a obra Echo, de Richard Serra.
Sobre o Restaurante Balaio:
Capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, o restaurante Balaio funciona para almoço e jantar. O Balaio é, como o nome diz, um cesto que mistura as diferentes culturas culinárias do país.Oferece opções vegetarianas, veganas e saladas.
Está aberto de terça a quinta, das 12h às 16h. Nas sextas e sábados, abre das 12h às 16h e das 19h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.
Echo, Richard Serra (2019):
É a primeira escultura do artista americano Richard Serra aberta à visitação pública permanente na América Latina.
Composta por duas placas de aço de 18,6m de altura, cada uma pesando 70,5 toneladas – refletindo a equilibrada tensão entre peso e leveza que marca o trabalho de Serra –, Eco foi realizada especificamente para o IMS e está instalada no jardim externo do centro cultural, atrás do restaurante Balaio.
Foi Inaugurada no IMS Paulista no dia 23 de fevereiro de 2019. A escultura soma-se a outras obras monumentais do artista em exposição permanente em diversas partes do mundo, integradas a espaços urbanos ou à natureza.
O vão do Térreo de 412 metros quadrados funciona como uma extensão da calçada da Av. Paulista. Tem piso de basalto cinza e teto com 3,40 metros de altura, formado por placas de aço cinzas com luzes de led. Na parede à esquerda, que também é cinza, o mapa tátil, extintores de incêndio, cadeira de rodas e o elevador preferencial. No centro do espaço duas longas escadas rolantes em sentidos diferentes que dão acesso ao quinto andar. Em volta da escada rolante e ao longo da parede metálica preta perfurada à direita, que fica a céu aberto, há bancos retangulares de madeira clara e metal cinza. Mais ao fundo, terraço e entrada do restaurante Balaio. À direita corredor que dá acesso ao pátio com obra “Echo” de Richard Serra no fundo do prédio.
No primeiro andar está a Biblioteca de Fotografia do IMS. Seu acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. A Biblioteca visa incentivar a pesquisa no campo fotográfico e colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão.
A biblioteca de 170 metros quadrados, num formato que lembra um L, tem na entrada barras verticais antifurto, piso em assoalho de perobinha e as paredes de vidro opaco e translúcido. Ela é dividida em três ambientes: o primeiro, na base do L, tem o teto com placas de MDF vermelhas perfuradas e pé-direito alto de 5,74 metros. É uma área com sofá, puffs cinzas, totem para carregamento de celular e uma estante retangular baixa de madeira e metal com livros e revistas. Este espaço tem vista para a sala de aula do segundo andar.
O segundo ambiente, ao meio do espaço, tem o teto mais baixo com 2,56 metros de altura de placas metálicas cinzas e luzes de led retangulares sobre bancadas brancas largas com luminárias arredondadas, mesas com computadores e um balcão de serviço de referência com bibliotecário, todos cercados por cadeiras pretas. Na parede da esquerda, prateleiras com o acervo que se estende até o terceiro ambiente, um corredor interno com prateleiras cinzas do chão ao teto repletas de livros e pé direito de 5,74 metros de altura feito de MDF vermelho perfurado. Ao longo deste corredor, banquetas de madeira, acesso ao banheiro, ao elevador preferencial e à saída de emergência.
Duas das paredes internas da biblioteca são de vidro translúcido com vista para o interior do térreo, para as escadas rolantes e para a sala de administração.
No segundo andar está a sala de aula, onde acontecem cursos, oficinas, conversas e encontros. Para acessar a programação, entre no site ims.com.br e clique em PROGRAMAÇÃO - AGENDA - SÃO PAULO. Se você se interessa por fazer um curso e precisa de algum recurso de acessibilidade, escreva para o email [email protected]
A entrada do espaço se dá por uma porta de vidro à esquerda do elevador ou à direita das escadas.
O espaço tem 64 metros quadrados com teto de placas de MDF vermelhas perfuradas e piso de assoalho de perobinha. No pequeno hall de entrada, um corredor com armários e prateleiras pretos, a saída de emergência e o acesso à porta de entrada da sala de aula à direita. A sala tem um projetor pendurado no teto vermelho, 45 carteiras pretas com braços retráteis, uma mesa e um cavalete com folhas de papel. Na parede da entrada, à direita, há armários pretos em toda extensão. As outras três paredes são de vidro, sendo a da frente e a de trás translúcidos com vista para os andares inferiores, e a da esquerda, de vidro opaco. Sobre as paredes de vidro há persianas de rolo brancas retráteis que são usadas para projeção e também funcionam como cortinas.
A área de cinema do IMS exibe filmes de formação de repertório, além de mostras de diretores brasileiros e estrangeiros. Promove também seminários, cursos e debates. É possível assistir a alguns dos filmes em cartaz no Cinema do IMS Paulista com recursos de acessibilidade em Libras, legendas descritivas e audiodescrição. Essa possibilidade é indicada na página individual de cada filme. Para retirar o equipamento com recursos, consulte a bilheteria do IMS Paulista. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 2842-9120 ou pelo e-mail [email protected]
Os debates abertos ao público também contam sempre com interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Funcionamento:
Terça a quinta, domingo e feriados.
(consulte os horários e valores dos ingressos no balcão do quinto andar ou no site)
A entrada do espaço se dá por uma porta de vidro à esquerda do elevador ou à direita das escadas.
O espaço é composto pelo foyer, logo depois da entrada, e a sala de cinema. O foyer, de formato retangular, de 78 metros quadrados com pé direito de 5,30 metros de altura e teto de MDF preto com spots de led e piso de assoalho de perobinha. A parede da direita é feita de vidro opaco com vigas de metal. Em frente, há um balcão de atendimento de madeira com computador e folhetos da programação e, à esquerda, no chão, piso tátil que leva até a entrada do cinema com portas de vidro. Ao redor do espaço há bancos retangulares de madeira e metal escuro e na parede da esquerda, a saída de emergência.
O cinema de 212 metros quadrados com capacidade para 151 pessoas tem declive com rampa no corredor esquerdo e degraus no corredor direito. Ao fundo do corredor direito há poltronas mais elevadas envoltas por barras e placas metálicas de proteção, o acesso também acontece por escadas.
Nas paredes, há painéis escuros de tratamento acústico em alto-relevo, corrimões metálicos e caixas de som. As poltronas pretas enfileiradas são acolchoadas e retráteis. À frente a tela de cinema com 7 metros de comprimento por 3 metros de altura e abaixo um palco preto com 7,38 metros de comprimento por 1,12 metro de altura.
No quarto andar ficam os banheiros e bebedouros. Os banheiros servem a todas as pessoas, sem distinção de gênero.
A entrada do espaço se dá por uma porta de vidro à esquerda do elevador ou à direita das escadas.
Após a entrada, um corredor com parede de concreto aparente cinza e outra de madeira preta. Na parede da direita, está o primeiro banheiro de 14,40 metros quadrados e o bebedouro mais no meio do corredor, na parede da esquerda, a saída de emergência e, ao fundo, o segundo banheiro de 16 metros quadrados. Ambos os banheiros têm a mesma disposição e tipo de acabamento: Cabines reservadas à esquerda e lavatórios à direita. O teto é de gesso branco, piso de granito bege, portas das cabines e armário na cor verde claro, espelho retangular largo em cima da bancada de mármore com torneiras e dispensers acoplados, e na parede de pastilhas brancas toalheiro de papel.
No quinto andar fica o balcão de atendimento, o guarda volumes, a livraria, o Café, os banheiros e o mapa tátil.
É no quinto andar que você pega o elevador para acessar os demais andares, e é por onde você sai do IMS também. A saída é sempre pelo quinto andar. Estando em qualquer andar, você deve ir até o quinto andar pelo elevador, ou pelas escadas comuns. E para retornar ao térreo e sair do IMS, você desce pelo elevador preferencial ou pela escada rolante. Do quinto andar direto para o térreo.
O espaço está aberto de terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas).
O Balaio Café serve uma grande variedade de produtos artesanais, produzidos no próprio local: sanduíches, bolos, cuscuz, doçuras, iogurtes, chás especiais e variedades de café, entre outros.
A loja/livraria IMS por Travessa oferece publicações e produtos do instituto e obras nacionais e importadas sobre fotografia.
O quinto andar é um espaço retangular com 400 metros quadrados e piso de mosaico português com pedras brancas e pretas de calcário e basalto que formam faixas retangulares paralelas horizontalmente.
O espaço lembra um corredor largo e é dividido em cinco ambientes. No primeiro, em frente à saída das escadas rolantes, o início de um janelão retrátil de 9,90 metros de comprimento por 2,50 metros de altura com vista para a Avenida Paulista. A janela, de vidro translúcido e corrimão contínuo, costuma ficar aberta em dias mais quentes. Acima da janela, um paredão de vidro opaco com vigas metálicas aparentes que se estende até o último andar do prédio com pé direito de 21,23 metros de altura que forma um vão largo e alto. O outro lado do vão, a cerca de 4,80 metros de distância do paredão, é formado por um painel retangular vermelho de MDF perfurado que está na vertical inclinado em um ângulo de cerca de 45 graus. À direita do janelão, a lateral das escadas de metal cinza com muretas de proteção em vidro, corrimões de metal e degraus de madeira clara.
Do segundo ao quarto ambiente o teto é mais baixo com 4,65 metros de altura, é uma extensão plana do painel vermelho de MDF perfurado.
O segundo ambiente, à direita da saída da escada rolante, tem o balcão de atendimento ao lado do guarda-volumes e o mapa tátil O balcão é comprido de madeira clara com computadores. Atrás dele, o guarda-volumes preto e comprido de portas com fechaduras. Em frente ao balcão e ao guarda-volumes, do outro lado do espaço, o elevador de interior preto que fica em frente ao acesso para as escadas, a saída de emergência e o elevador preferencial.
O terceiro ambiente, após o balcão de atendimento, tem o acesso ao banheiro à esquerda e à livraria à direita. A livraria tem uma vitrine comprida de duas prateleiras e estante com cinco, ambas com base de madeira clara e metal escuro com livros variados.
No quarto ambiente, mais à frente do terceiro, da esquerda para a direita, bancos largos de madeira e metal, mesas retangulares acompanhadas de banquetas, ambas de madeira, e o balcão de atendimento do café com vitrine e caixa.
O quinto ambiente, logo após a área do café e oposto à vista da Avenida Paulista, tem um segundo janelão de um lado a outro de vidro translúcido fechado com vista para a obra “Echo” de Richard Senna no térreo e outros prédios em volta. Acima da janela, um paredão de vidro opaco com vigas metálicas aparentes que se estende até o último andar do prédio com pé direito de 21,23 metros de altura com o qual forma um vão estreito e alto. No outro lado do vão, a 1 metro de distância do paredão, há uma extensão do painel vermelho de MDF perfurado que está na vertical em 90 graus.
Nas galerias do 6º, 7º e 8° acontecem as exposições. Todas as exposições contam com recursos de acessibilidade como: roteiro de audiodescrição, pranchas táteis, Braille para sinalização, Libras e legendas em português. Consulte a programação em ims.com.br Programação - exposições - em cartaz.
A entrada dos espaços se dá por uma porta de vidro à esquerda do elevador ou à direita das escadas. Cada sala expositiva tem 275 metros quadrados com pé direito de 4,40 metros de altura e piso de assoalho de perobinha.
O nono andar tem uma programação cultural que varia de acordo com as atividades do IMS. Por exemplo, espaço de leitura e convivência, espaço para acolhimento das escolas visitantes, conversas e debates, entre outros. Para mais informações, consulte nossa equipe de atendimento.
Nesse andar o elevador abre diretamente dentro da sala multiuso que tem 152 metros quadrados, pé direito de 5,67 metros de altura com iluminação em placas largas de led dimerizável e piso de assoalho de perobinha. Dentre as quatro paredes, a da direita é de vidro com persianas de rolo brancas retráteis.
Dentro da sala há um corredor preto com dois banheiros, bebedouro e um pequeno laboratório de fotografia com paredes e piso de granito cinza, bancadas e prateleiras, pia de inox, luminárias e ampliadores fotográficos.
A disposição dos objetos e as cores das paredes da sala multiuso variam de acordo com a programação do local.
Na saída da esquerda da sala multiuso há um corredor com o ateliê de fotografia e a sala da equipe de educação do IMS, lado a lado. Ambas as salas têm paredes de vidro com persianas de rolo brancas retráteis. No ateliê de fotografia de 50,2 metros quadrados há armários e bancadas cinzas, cadeiras pretas, uma impressora fotográfica profissional e computadores.